quinta-feira, 12 de março de 2009

Retirar nevo com laser?

Após um mês da 1ªsessão de laser erbium:yag, fomos a uma consulta para ver os resultados...segundo as médicas, correu bem e estavam muito contentes com o resultado, houve zonas que se notou alguma despigmentação, mas de uma forma geral está mais ou menos na mesma... Na opinião delas investir-se-ia em muitíssimas sessões de laser até daqui a uns 3/4 anos, nessa altura partia-se para as cirurgias, colocar expanssores, etc.. Podendo até estas não serem necessárias... seria o ideal mas infelizmente não creio, sou um pouco pessimista.

Fomos fazer mais uma sessão de laser neste caso na zona dorsal, uma área maior. Na primeira sessão foi feito a 3 zonas de diferentes características pernas, nádega e dorso. Veremos daqui a um mês o resultado. Aqui estão os resultados da primeira sessão de laser após um mês de cicatrização.


A Maria tinha 3 meses
Com 5 meses pós laser


Depois de saber o nome do laser andei a navegar no nosso universo de busca (net) à procura de informação acerca deste. Ver aqui. Em suma, os estudos realizados revelam que não existe 100% de resultados positivos na utilização deste laser. Embora esteticamente se obtenham bons resultados sem necessidade de cirurgia, houve alguns casos em que as células melanociticas não desapareceram podendo, no futuro haver uma malinização ou reaparecimento do nevo. Na opinião dos médicos a cirurgia seria o método mais fiel no momento, os estudos datam 2006. Em 2009 continuamos na mesma... eu tenho fé que em breve hajam novas técnicas. Infelizmente em situação raras, como é o caso desta doença, não existem coisas concretas, definidas... é tudo à base de experiências e aquilo que eu menos quero é que a Maria seja um "rato de laboratório". Mas o que fazer? Que rumo tomar?

Já entrámos em contacto, via mail, com as associações aqui referenciadas (Espanha e França), em Espanha enviaram-nos para França, que segundo aquilo que consegui encontrar têm vários casos e equipes para o efeito. De lá dizem-nos que o factor distância torna o tratamento cirúrgico pelo que nos dá a entender, quase impossível e monetariamente exorbitante...